Um assunto muito comentado com as gestantes e também nas redes sociais é sobre amamentação. O bom de ouvir falar tanto desse momento especial é que as futuras mamães estão cada vez mais se preocupando em se preparar para a amamentação e os cuidados com o bebê.
O leite materno é o alimento ideal para o bebê, pois contém todos os nutrientes necessários e garante o crescimento e o desenvolvimento adequados do bebê. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica o aleitamento materno exclusivo (ou seja, somente o leite) até os 6 meses de vida.
Ao lado da vontade da amamentar, vem diversas dúvidas, como: “O bebê não não está conseguindo mamar direito, o que fazer?”; “Meu leite é suficiente?”; “Como faço para prevenir fissuras no mamilo?”. “Tem como eu me preparar durante a gestação para amamentar?”… São dúvidas, muito recorrentes e importantes de serem esclarecidas o quanto antes.
Saiba que a Fisioterapia na Saúde da Mulher pode te ajudar muito nesse momento, dando suporte à mãe focando na boa evolução do aleitamento materno!
O acompanhamento fisioterapêutico inicia-se no pré-natal com orientações e a assistência permanece após o parto. Algumas das orientações realizadas nesse acompanhamento são: orientações sobre a anatomia da mama; os tipos de leite; preparação da mama antes da gestação; quando é necessário utilizar acessórios; o ambiente mais adequado para amamentar; posicionamento correto da mãe e do bebê; a pega correta; prevenção de fissuras e ingurgitamento, ordenha, etc.
Com o acompanhamento da Fisioterapia na Saúde da Mulher a gestante pode se preparar, viver esse momento tão especial com muito mais tranquilidade, organização e diminuindo possíveis complicações e desconfortos (como mastite, pouco leite, fissuras no bico) que podem aparecer nesta fase.