A sexualidade envolve diversos aspectos, não só o ato sexual, mas também a orientação sexual, prazer, intimidade dos parceiros, etc.
É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado dos outros aspectos da vida. É vivenciada e expressa através de várias questões, como pensamentos, desejos, fantasias, intimidade, comportamentos e crenças.
O ato sexual deve ser um momento de prazer tanto para o homem quanto para a mulher.
Sabemos que a relação sexual envolve não somente o ato em si, mas para ocorrer com prazer é necessário ter preliminares, parceria, envolvimento do casal, intimidade, respeito, desejo, excitação, lubrificação e orgasmo.
As disfunções sexuais caracterizam-se por falta, excesso, desconforto e/ou dor no desenvolvimento das fases do ciclo de resposta sexual, como por exemplo, pode ter diminuição do desejo, do interesse e da excitação sexual, dificuldade ou ausência para atingir ao orgasmo e dor/desconforto durante ou na tentativa de penetração.
O tratamento das disfunções sexuais femininas é multiprofissional, ou seja, é necessário, principalmente, o acompanhamento do ginecologista, fisioterapeuta na Saúde da Mulher e da psicóloga.
A fisioterapia na Saúde da Mulher contribui na melhora da funcionalidade da musculatura do assoalho pélvico, no alivio do quadro de dor durante as relações sexuais, na melhora da lubrificação e sensibilidade, melhora da consciência corporal e pélvica, acelera a resposta excitatóriada, etc.
Procure uma fisioterapeuta em Saúde da Mulher e tenha uma melhora na qualidade sexual!