A dor lombar é uma queixa comum entre grávidas. Estima-se que cerca de 50% das gestantes queixam-se de algum tipo de dor lombar em algum momento da gravidez ou durante o puerpério/ pós parto.
São diversas causas que pode ocorrer essa queixa. Do ponto de vista biomecânico, ocorre deslocamento do centro de gravidade para frente, devido ao aumento do abdome e das mamas, o que leva a alterações de postura.
Essas alterações geram acentuação na lordose lombar (curvatura normal da coluna) e consequente tensão da musculatura paravertebral. A compressão dos grandes vasos pelo útero gravídico causa diminuição do fluxo sanguíneo medular e pode causar lombalgia (dor lombar), especialmente no último semestre gestacional.
Outro fator relacionado à dor lombar é o aumento do peso, que resulta em instabilidade da articulac¸ão sacroilíaca, além de aumento da flexibilidade da coluna e consequente aparecimento ou pioria da dor lombar.
A dor lombar é uma queixa importante tanto pela elevada frequência de mulheres acometidas quanto pela magnitude da dor e do desconforto provocado.
Além de influenciar de modo negativo a qualidade do sono, a disposicão física, o desempenho no trabalho, a vida social, as atividades domésticas e o lazer.
A Fisioterapeuta especialista na Saúde da mulher/pélvica pode te ajudar muito, diminuindo as queixas de dor e melhorando sua qualidade de vida!
Procure uma Fisioterapeuta especialista na área e faça uma avaliação!