A fisioterapia na saúde da mulher está incluída no planejamento da assistência para a reabilitação física no pré e pós-operatório do câncer de mama, prevenindo algumas complicações, promovendo adequada recuperação funcional e, consequentemente, promovendo melhora qualidade de vida.
A abordagem fisioterapêutica inicia-se no pré-operatório, as mulheres são avaliadas e orientadas quanto à postura que irão adquirir no pós-cirúrgico, cuidados gerais e a importância da aderência à reabilitação com a fisioterapia. Quanto mais precoce forem orientados os exercícios, mais rapidamente a mulher responderá ao tratamento.
As pacientes submetidas ao tratamento fisioterapêutico diminuem seu tempo de recuperação e retornam mais rapidamente às suas atividades cotidianas, ocupacionais e desportivas, readquirindo amplitude em seus movimentos do membro superior (braços), força, boa postura, coordenação, auto-estima e, principalmente, minimizando as possíveis complicações pós-operatórias e aumentando a qualidade de vida.