O puerpério é o tempo de seis a oito semanas após o parto, didaticamente, pode ser dividido em três períodos, sendo: imediato (1º ao 10º dia), tardio (11º ao 45º dia) e remoto (a partir do 45º dia). Nesse período, o corpo da mulher passa por diversas modificações internas e externas, onde a mulher continua a precisar de cuidado, atenção e uma rede de apoio.
O acompanhamento da fisioterapia na Saúde da Mulher no puerpério, é tão importante quanto durante a gestação, pois nesse período é possível identificar disfunções decorrentes das alterações da gestação possibilitando que estas sejam minimizadas ou até mesmo resolvidas.
Além disso, é possível avaliar como está a condição do seu assoalho pélvico, dos seus hábitos urinários, intestinais e sexuais, postura e abdome, para analisar se houve alguma disfunção após a gestação e o parto, para que com orientações e exercícios específicos promovam a recuperação mais rápida para as condições pré-gravídicas, proporcionando um retorno com mais qualidade e bem-estar.
A maioria das mulheres desconhece a atuação da fisioterapia nesse campo e muitas sentem vergonha ou receio de falar abertamente destes sintomas, saiba que a fisioterapia é um meio de você sentir-se acolhida, ouvida e empoderada.