Fisioterapia pélvica – por que fazer?

A verdade é que todos os músculos do nosso corpo de controle voluntário precisam ser trabalhados para que funcionem de maneira correta e funcional. E, como todos os músculos precisam ser trabalhados, o mesmo acontece com os músculos do assoalho pélvico.

Você sabe o que é assoalho pélvico? 

Os Músculos do Assoalho Pélvico (MAP) são compostos por músculos, que estão interligados por estruturas ósseas, fáscias e ligamentos na região inferior da pelve.

As principais funções desses músculos são:

  • Sustentar e manter os órgãos abdomino pélvicos em sua posição fisiológica durante o repouso e em situações de aumento da pressão intra-abdominal, como por exemplo durante a tosse;
  • Auxilia na manutenção da continência urinária e fecal, ou seja, conseguir ter o controle de urinar e evacuar;
  • Contribui na atividade e no prazer sexual.

A importância de saber e exercitar essa musculatura é PREVENIR e/ou TRATAR/REABILITAR as possíveis isfunções do assoalho pélvico, como por exemplo, a incontinência urinária e fecal e prolapsos genitais (“bexiga caída”, por exemplo) e melhorar o desempenho sexual.

Como manter uma boa saúde envolve corpo e mente, é importante procurar um Fisioterapeuta em Saúde da Mulher ou Pélvico para orientação e acompanhamento especializado para conquistar os resultados almejados.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conversar
1
Vamos conversar?
Scan the code
Olá 👋
Posso te ajudar?