Para começarmos a falar do assunto, é bom saber que uma em cada quatro futura mamãe têm síndrome do túnel do carpo na gravidez.
Tudo começa com uma simples dormência na mão, principalmente nos dedos polegar, indicador e médio. Pouco a pouco, a dor começa a ser acompanhada por formigamento, dor noturna e, em alguns casos, perda de sensibilidade e até dificuldade para pegar objetos, por conta da fraqueza muscular.
sses sintomas, para quem trabalha com movimentos repetitivos de uma ou das duas mãos, podem ocorrer piora do quadro inflamatório e da funcionalidade.
E por que a síndrome do túnel do carpo é tão comum na gravidez?
Alguns estudos sugerem que esta síndrome pode ocorrer neste período devido a alterações hormonais que causam edema e retenção de líquidos levando à compressão do nervo mediano no túnel do carpo que fica localizado na região dos punhos.
Outros estudos sugerem que pode estar relacionada ao ganho de peso excessivo durante a gestação, ao número de gestações e à idade materna.
Com a ajuda da fisioterapia pode proporcionar alívio da dor, redução do uso de medicamentos, diminuição da inflamação, relaxamento muscular, prevenção de deformidades e reabilitação da função motora para retorno de suas atividades de vida diária o mais breve possível.