Conhecido como o período de resguardo da mulher após o parto, o puerpério abrange desde o dia do nascimento do bebê e dura até o retorno as condições fisiológicas pre-gravídicas.
Durante esse período, a mulher passa por várias alterações hormonais, físicas, biomecânicas e emocionais. Algumas dessas alterações, podem facilitar o aparecimento de diástase dos músculos do reto abdominal, que seria uma separação desses músculos (Vou fazer um post falando sobre isso)
Além disso, os músculo do assoalho pélvico podem permanecer fracos e distendidos pela ação hormonal, pela sobrecarga do bebê e possíveis traumas durante o trabalho de parto, podendo ocasionar incontinência urinária e dores durante ou na tentativa de ter relação sexual.
A fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher poderá indicar diversos exercícios específicos e acompanhar o seu caso, buscando melhora dos sintomas, melhorando a função da musculatura do assoalho pélvico, proporcionando melhora na qualidade sexual e consequentemente, mais qualidade de vida.
Cuide-se! Procure uma fisioterapeuta especialista em Saúde da mulher!