Quando uma pessoa tem dificuldade ou incapacidade de chegar ao orgasmo é necessário investigar o por que isso está acontecendo.
Um estudo realizado no Brasil para avaliar Vida Sexual do Brasileiro foi visto que 26,2% mulheres apresentaram dificuldade para obter orgasmo (Abdo, 2003).
Bom, e o que é o orgasmo?
Orgasmo é o pico do prazer sexual. É associada à vasocongestão máxima e a contração da musculatura corporal e perineal (musculatura íntima) e dos órgãos reprodutores. Nesta fase a pessoa experimenta o maior prazer das sensações sexuais, sentindo bem estar e um relaxamento global com duração de alguns segundos.
A anorgasmia é chamada de dificuldade ou a incapacidade de atingir o orgasmo, atinge com mais frequência mulheres e pode ser causada por fatores físicos ou psicológicos.
Entre os tipos de anorgasmia, temos:
- Primária: o paciente nunca teve a experiência de sentir um orgasmo;
- Secundária: o paciente costumava sentir orgasmos, mas passou a ter dificuldades;
- Situacional: o orgasmo só não é obtido em algumas situações, com um determinado parceiro ou parceira ou por estar preocupada com alguma situação e que dificulta você relaxar.
Deve ser feita uma avaliação minuciosa com uma equipe multiprofissional abordando diversas questões, como avaliar a qualidade da atividade sexual com a parceria, autoimagem corporal, nível de concentração e relaxamento no momento da relação sexual, crenças, a comunicação e o entrosamento entre os parceiros, se o parceiro tem alguma disfunção sexual, como ejaculação precoce ou disfunção erétil, etc..
Se você tem essa queixa, saiba que a fisioterapia na Saúde da Mulher pode te ajudar e muito!
Procure ajuda de um profissional!